Procurando por uma nova rota para o Polo Sul guiados exclusivamente pelos ventos | Antarctic ICE Expedition

A Antarctic ICE Expedition é uma aventura cientifica/esportiva em comemoração ao centenário da lendária e trágica competição entre Amundsen e Scott para a conquista do Polo Sul, que no dia 14 de dezembro 1911 foi vencida pelo norueguês Amundsen o qual chegou ao Polo em 99 dias de expedição usando trenós com cães e esquis cross-country para cobrir a incrível distância de quase 3000 quilômetros no gelo e nas proibitivas temperaturas negativas da Antártica. Agora a Antarctic ICE Expedition tem como objetivo, além da comemoração da memória desta primeira expedição, também procurar uma outra rota para chegar ao Polo seguindo e desfrutando os ventos que na região ocorrem constantemente de forma circular e no sentido anti-horário.

Os aventureiros da Antarctic ICE Expedition são dois belgas, Dixie Dansercoer e Sam Deltour, os quais prefixaram-se de percorrer quase 6000 quilômetros em pleno continente antártico sem o auxilio de qualquer tipo de motorização, mas usando exclusivamente a força do vento para atravessar pioneiristicamente as regiões orientais deste continente congelado que ainda são desconhecidas.

A aventura começou oficialmente no dia 22 de novembro 2011, mas após dez dias teve que ser suspensa a causa das grandes e duras formações de gelo, chamadas tecnicamente de sastrugi, presentes no meio do percurso impossibilitando qualquer tipo de tentativa de exploração. Mas apesar desta dificuldade, a expedição conseguiu rapidamente voltar ao campo base, se reorganizar e planejar um novo itinerário. Agora já fazem dezesseis dias que os dois aventureiros da bélgica estão novamente em marcha rumo ao Polo Sul.

Mais detalhes e infos atualizadas sobre esta incrível expedição podem ser encontradas AQUI.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *