Prevenção de avalanche | Detonações controladas no Cerro Catedral (ARG)

Prevenção de avalanche

Com a chegada das grandes nevascas que atingiram nestes dias a Patagônia, o perigo de avalanche por excesso de acumulação aumentou sensivelmente e medidas de prevenção foram necessárias para questões de obvia segurança! Nestes dias as patrulhas que monitoram a segurança no Cerro Catedral (ARG) realizaram uma série de explosões artificiais para baixar o nível de risco de possíveis avalanches, que até então estava muito marcado.

Geralmente estas medidas são planejadas conforme o pronostico das nevascas e podem ser realizadas até umas 15 detonações por dia. O posicionamento das cargas explosivas é feito de forma manual: podem ser colocadas cuidadosamente pelos técnicos em buracos estratégicos na montanha… ou podem ser literalmente lançadas no ar com a “esperança” que caiam nos pontos escolhidos, caso contrário são recuperadas por uma corda de segurança e lançadas novamente… ou jogadas por helicópteros no entanto que sobrevoam as áreas interessadas. Com certeza uma tarefa fundamental para a segurança nas pistas, mas emocionalmente explosiva para quem faz!! 😀

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *