Por favor Ullr estamos necessitando de neve!

Ullr é uma das divindades mais antiga e pouco conhecida da mitologia viking ou nórdica. Afilhado ao todo poderoso Thor, é uma figura muito importante e venerada em vários lugares, representa principalmente a divindade dos caçadores, dos arqueiros e dos esquiadores, e pelas suas características sempre foi fortemente relacionado com o habitat invernal. O nome dele se pronuncia tipo “úllar” e na recém cultura norte americana esta figura mitológica assumiu o papel de deus da neve, tanto é que em muitas localidades turísticas de esqui, como Breckenridge (EUA) por exemplo, organizam-se rituais festeiros e eventos em sua homenagem, especialmente quando neva ou quando precisa-se de neve… exatamente como neste momento, onde a situação de muitos centros de esqui argentinos está seriamente comprometida: importantes cerros como Catedral (ARG), Bayo (ARG) e agora entrou nesta lista também Chapelco (ARG), o qual nos dias passados teve que interromper as atividades invernais por causa da falta de neve, estão realmente e urgentemente necessitando de uma fezinha em homenagem a Ullr. Não que a situação nos centros de esqui chilenos seja melhor, mas pelos menos estão em atividade e apesar de não ter abundância, a maioria deles é operativa e em condições suficientes para garantir o serviço. De repente seria uma boa que todos nós, snowaddicted na alma e com a passagem marcada para ir curtir neve independentemente da destinação final, fizessemos uma homenagem a Ullr para tentar melhorar esta situação e nos garantir o sagrado powder que tanto sonhamos e desejamos!! Para isso, está disponibilizada AQUI uma imagem de Ullr, onde é suficiente “curtir” ou deixar uma mensagem propiciatória para tentar despertar a benevolência da divindade e (de repente…) conseguir encontrar fresh powder na nossa trip.

De outro lado, para pedir ao vulcão Puyehue (CHL) dar uma trégua e deixar-nos voar em tranquilidade pelos Andes, as rezas deverão ser direcionadas para o deus romano Vulcano, ou Hefesto na cultura grega.

Curiosidade: Ullr é sempre representado com esquis nos pés e arco e flecha nas mãos… será que ele foi o primeiro biatleta do mundo??

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *