Neve, El Niño e Vulcões | Preparando a temporada invernal no hemisfério sul

Inverno Hemisfério Sul

Falta pouco mais de um mês e os centros de esqui da América do Sul voltarão a funcionar. Rezando para que esse inverno seja mais abundante comparado ao do ano passado onde, especialmente no lado Argentino, a seca e a carência de neve marcaram pesadamente a temporada. A boa notícia é que, depois de previsões frustradas no ano passado, foi confirmada oficialmente a formação do fenômeno atmosférico conhecido como de El Niño, o qual irá influenciar o clima nos próximos meses em diversas regiões do planeta. E tudo indica que esse será o primeiro El Niño de verdade dos últimos cinco anos, visto que esse evento ocorreu pela última vez em 2009-2010 e foi considerado de baixa intensidade. Só para lembrar, o El Niño é um fenômeno oceânico-atmosférico de escala mundial, caracterizado por um aquecimento anômalo de uma extensa porção da água do mar, que costuma se formar na região do oceano Pacífico equatorial, entre a Austrália, a Indonésia e a costa oeste da América do Sul e que pode causar mudanças no padrão dos ventos e da pressão atmosférica nestas áreas, interferindo nas características climáticas de várias regiões do planeta. Os efeitos variam de uma região para outra, podendo trazer chuva ou seca e deixando que uma estação do ano fique mais quente do que o normal. De acordo como mapa acima e os relatórios publicados pela Australian Meteorology Bureau Forecaster e pela NOAA, espera-se que o inverno da America do Sul será caracterizado por fortes e abundantes nevascas entre junho e setembro, especialmente nas regiões de frente com o Oceano Pacífico: ou seja, Chile.


Cortesia: Bariloche Turismo – Nevasca dia 17 de Maio 2015

No entanto, a neve já está chegando!!! Nesse fim de semana nevou pela segunda vez nesse outono e o centro de esqui de Cerro Catedral (ARG) amanheceu branco e com a típica cara de inverno. Também os outros centros de esqui da Patagônia estão prestes para para receber as primeiras nevascas: as temperaturas estão baixando cada vez mais e as chuvas estão se intensificando. Em breve isso deveria se tornar padrão em todas as localidades turísticas invernais e a brilhante cor da neve voltará a dominar as montanhas da cordilheira andina. Preparem-se: temos fortes chances que essa temporada será muito empolgante! Alias, além da primeira edição do #SAFE – South America Freeride Educational, outros eventos serão divulgados nos próximos dias… stay tuned 😉


Vulcão Calbuco (CHL) – Situação atual, foto dia 11 de maio 2015

Única incógnita sobre a qualidade da nossa temporada invernal: os vulcões. Após as atividades e sustos provocados pelos Vulcão Villarrica (CHL) e Vulcão Calbuco (CHL), nesse momento a situação parece calma e estável. No grupo dos cones potencialmente ativos, junto a estes dois, também o Vulcão Copahue (ARG) encontra-se sob constante monitoramento a causa de umas atividades mais intensas. Vale a pena reportar que nestes últimos dias foram registrados somente umas atividades sísmicas de baixa intensidade no Vulcão Chaitén (CHL) e no Vulcão Copahue (ARG), mas sem alterar os níveis de alerta. De qualquer forma, estamos monitorando constantemente as evoluções dos casos.



E com a chegada do inverno no hemisfério sul, voltam também os nossos avisos paroquiais… Chile, Argentina ou??? Como sempre, estamos prontos para oferecer soluções incríveis e totalmente focadas para desfrutar ao máximo essa temporada invernal. Para quem quiser dar de cara com o inverno sem ir muito longe e ficando sossegado nas montanhas “de casa”, temos ofertas e promoções nos melhores centros andinos e patagônicos. Enquanto para os que procuram garantia de happy riding, snowparks alucinantes com grandes feras treinando e experimentar dar aquele rolé em pleno verão europeu, estamos disponibilizando as melhores soluções nas geleiras alpinas e nos snowcamps internacionais mais alucinantes. Temos também eventos prestes a serem divulgados como a primeira edição do #SAFE – South America Freeride Educational. Procurem mais informações no site da SNOWBAGGING sobre estes lugares, mas não fique somente babando: entrem em contato!!

Mais detalhes e infos: Snowaddicted Brasil | Monitorando a temporada invernal 2015 no hemisferio sul.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

One thought on “Neve, El Niño e Vulcões | Preparando a temporada invernal no hemisfério sul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *