Inverno Patagônico 2014 em modalidade ON | Chile com muita neve, Argentina passando por dificuldades e sustos

Situação Neve no Continente

Dia 05 de julho 2014, largou oficialmente a temporada invernal na Argentina, caracterizada por uma falta generalizada de neve, situação essa que estava colocando alguns centros de esqui na dúvida sobre a possibilidade de abrir junto aos outros… enquanto no Chile, já fazem uns dias que estão desfrutando do inverno e das abundantes nevascas. Quem estava no nível “desespero” era o Cerro Castor (ARG), que foi salvo por uma abundante nevasca que começou praticamente um dia antes da inauguração e que permitiu in extremis a festa do centro de esqui mais austral do mundo!


Cortesia: Cerro Castor – Data: 05 de julho 2014

Até então a situação estava realmente muito preocupante… ou seja, se perdurar essa falta de “inverno”, visto que as temperaturas estão acima da média sazonal, não sei por quantos dias poderão aguentar. Mas parece que as coisas deveriam melhorar e novas perturbações estarão entrando nos próximos dias.


Cortesia: Las Leñas (ARG) – Webcam: 07 de julho 2014

Também o resort invernal de Las Leñas (ARG) está enfrentando uma situação de falta de neve realmente alarmante, mesmo assim, já faz uns dias que estrearam de forma parcial a temporada invernal 2014: mesmo caracterizada por muitas áreas ainda com erva e barro bem visíveis, as pistas do centro de esqui mendocino estão bem cuidadas. Atualmente Las Leñas (ARG) está sob fortes ventos e a neve é bastante dura e apresenta partes geladas. Porém parece que, do topo até a base, a pista Marte esteja em condições ideais. Situação diferente para Cerro Bayo (ARG) e Chapelco (ARG), onde a neve é suficiente para curtir as pistas de forma bastante adequada. O centro de esqui de San Martin de Los Andes (ARG) anuncia oficialmente uns 45cm no topo, enquanto na base somente uns 5cm e os amigos que foram por lá nestes dias comentaram que as pistas estão em boas condições. No entanto, apenas 45% dos meios de elevação estão funcionando em Cerro Bayo (ARG), porém em cota a quantidade de neve pisada chega até os 85cm! De qualquer forma o freezing level continua instável e tendencialmente acima dos 1800/2000 metros de altitude.


Cortesia: ANB – Foto do resgate dos esquiadores no teleférico Militares – Cerro Catedral (ARG)

Desde este fim de semana, o Cerro Catedral (ARG) está novamente no centro das atenções de todos, não somente pela inauguração da temporada invernal 2014, que aconteceu neste sábado, mas também a causa de mais um acidente nos meios de elevação. Ocorreu na tarde de ontem, domingo, um descarrilamentos de um dos teleféricos que operam no maior centro de esqui do continente. Detalhes: o acidente aconteceu na “aerosilla Militares”, o mesmo meio de elevação que em 2010 e por duas vezes em 2013, passou por acontecimentos parecidos e bem mais graves. Por sorte, dessa vez, ninguém ficou ferido e os quase 180 esquiadores presos nas cadeirinhas, foram resgatados após esperar por uma hora/hora e meia, tempo que os técnicos levaram para consertar o “mal funcionamento”. Maiores detalhes podem ser encontrados no site de informação local Bariloche2000.com os quais conseguiram entrar em contato com Paula Gómez, responsável imprensa de Catedral Alta Patagônia, que os informou que “sólo fue un desperfecto técnico que es habitual…” Bom, sinceramente aquele “habitual” mais do que tranquilizar, me deixa bastante preocupado com o fator “segurança”!


Cortesia: Corralco (CHL) – Data: 06 de julho 2014

Situação totalmente diferente e oposta nos picos chilenos!! Todos já estão ativos há diversos dias e com muito, mas muito powder!! Do norte até o extremos sul o panorama nas montanhas é maravilhosamente branco, uma verdadeira festa para quem puder desfrutar! Corralco (CHL), como Antillanca (CHL), Nevados de Chillán (CHL) estão literalmente cobertos por neve!!


Cortesia: El Colorado (CHL) – Data: 06 de julho 2014 – Volcom Avalanche

E para os fissurados das competições de snowboard, a primeira já rolou nestes dias em El Colorado (CHL). Ontem, domingo 06 de julho, largou o tradicional Volcom Avalanche! Inverno 2014 finalmente em modalidade ON!

Mais detalhes e infos Snowaddicted Brasil – Temporada invernal 2014 HS.

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *