Festival Sul Americano de Snowboard 2013 em La Hoya (ARG) | Primeira edição do Campeonato Brasileiro de Snowboard pela ABS


Cortesia: JP Possos

Mais uma mission done para a crew dos snowboarders brasileiros: apesar das péssimas condições meteorológicas que renderam a montanha muito hostil… mas com bastante powder para brincar com os irmãos, a primeira edição do Festival Sul Americano de Snowboard foi um sucesso e, além de tudo, descobrimos mais um irado pico de esqui com um potencial realmente alucinante: La Hoya (ARG), que nós convidou e hospedou da melhor forma possível!! Obrigado CAM de La Hoya, obrigado Província de Chubut. Sem contar de como fomos super bem recebidos pela comunidade (e pelo comercio…) de Esquel (ARG): nós divertimos muitos e gostamos bastante dos serviços desta cidadezinha patagônica ainda pouco conhecida pelo turismo brasileiro.


Cortesia: CAM de La Hoya (ARG)

Cheguei no dia 26 de julho 2013 em Esquel (ARG) para organizar o Festival sem saber praticamente nada da location e fiquei bem surpreendido pela buena onda local, mas o que me deixou ainda mais impressionado foi o preparo técnico e criativo do pessoal que gerência a montanha: incansáveis e competentes a tal ponto que em poucos dias de trabalho conseguimos adaptar e homologar o snowpark para receber as competições válidas pelo World Snowboard Tour South America. Estava realmente animal!! Pena que depois entrou uma sequência de perturbações que, especialmente pelos fortes ventos e pouca visibilidade, impossibilitaram o uso do snowpark praticamente por todo o período do Festival. Fiquei um pouco frustrado com isso, queria ver os snowboarders brasileiros curtir as “minhas” estruturas… e tive também um cara que, altamente decepcionado, reclamou comigo pelo fato de ter passado uma semana sem poder provar nenhuma vez o tão declamado snowpark. Como se a presença desta tormenta em La Hoya (ARG) fosse “culpa minha ou da organização” :D rsrsrs


Cortesia: JP Possos

Sinceramente falando, as condições meteorológicas estavam tão ruins e adversas que por uns momentos tivemos até a preocupação de dever cancelar as competições… até resolver construir um outro snowpark na base da montanha onde não ventava muito e não precisava usar os meios de elevação. Iniciamos a preparar o novo percurso as 17h00 da terça feira e até umas 21h30 ficamos trabalhando com snowcat e pás abaixo de uma tormenta de neve e vento… e conseguimos realizar um belo plano B com dois box, um rail e um spine simplesmente gigante!!


BBQ Burton day en el CAM LA HOYA 2013 from LifeStyle Media on Vimeo.

E na quarta feira (07 de agosto, último dia útil) rolou finalmente o slopestyle (SS), que por questões técnicas teve que ser rebaixado a 2Star, com os melhores nomes do snowboard argentino (que dominaram…) e brasileiro. Fizemos alta festa também desfrutando um irado BBQ realizado pelos amigos da Burton Argentina que, além liberar hamburguesas e cervejas para todos, ajudaram também com os prêmios: muchisima gracias amigos por la buena onda!! E conseguimos in extremis organizar também o tão esperado downhill brasileiro: largamos em 18 onde, todos sem snowboard por perto, correndo para alcançar as pranchas. Aí iniciou a loucura de descer até a base do centro de esqui… Foi tudo simplesmente sensacional!!! Valeu pessoal por ter acreditado nesta primeira edição do Festival Sul Americano de Snowboard e ter passado estes alucinantes dias conosco. Em breve no site da Associação Brasileira de Snowboard (ABS) e da Wolrd Snowboard Federation (WSF) serão publicadas as fotos dos pódios e os resultados oficiais das competições. No entanto já estou arrumando o meu snowbag para mais uma mission na neve: durante estes dias formou-se uma interessante crew de verdadeiros fissurados de snowboard… se preparem que mais notícias chegarão nos próximos dias, a temporada invernal na América latina só iniciou!!

Mais detalhes e infos Festival Sul Americano 2013 – La Hoya (ARG).

Gostou? Tem mais:

Sobre ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.