Adaptive Snowboarding incluído em Sochi 2014 | O snowboard será presente nos próximos Jogos Paraolímpicos de inverno

Após uma primeira rejeição por parte do comitê organizativo dos Jogos Olímpicos invernais de Sochi 2014, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou oficialmente que dois eventos de Pará-Snowboard serão incluídos nas competições que acontecerão em Sochi 2014 durante os Jogos Paraolímpicos de Inverno, levando o número total de eventos com medalha para 72. Finalmente acontecerá a tão esperada estreia do Para-Snowboard nos Jogos Paralímpicos de inverno, originalmente chamado de Adaptive Snowboard, o esporte é hoje praticado em todo o mundo por centenas de atletas. O atual presidente da World Snowboard Federation (WSF), Gunnar Tveit, junto aos responsáveis do International Paralympic Committee (IPC) e da presidência do comitê organizador de Sochi 2014 anunciaram ontem a decisão de incluir Para-Snowboard no programa paraolímpico de 2014 Jogos de Inverno de Sochi (RUS), o qual após seis anos de duro trabalho, será a concretização de um sonho de muitos para-atletas que sempre aspiraram defender o próprio País neste importante evento internacional, além de que esta inclusão nos Jogos de Inverno de Sochi 2014 irá proporcionar um inédito nível de exposição para o esporte.


Cortesia: World Snowboard Federation (WSF) – Foto: Morice Merle

Vale a pena lembrar que neste fevereiro 2012 a bela estação de esqui de Orcières (FRA) organizou os Para-Snowboard World Championships no qual participaram 40 Para-Snowboarders representando 10 Países. Atualmente a liderança da categoria masculina “em pé” (standing riders…) é do atleta norte americano Evan Strong, em frente ao Carl Murphy da Nova Zelândia e do Mike Shea, outro norte americano. Enquanto entre as mulheres, a Bibian Mentel dos Países Baixos lidera o ranking seguida pela estadunidense Amy Purdy e da italiana Sara Dorigatti. Este evento na França incluiu pela primeira vez também a categoria sentado (sitting riders…), que é disputado por riders com deficiência física como paraplegia e/ou amputação bilateral inferior. Sem esquecer que além disso já está ativo um interessante circuito mundial dedicado aos Para-Snowboarders a qual etapa final este ano foi em Nakiska (CAN).


Cortesia: World Snowboard Federation (WSF) – Foto: Morice Merle

Os Jogos Paraolímpicos de Inverno de Sochi 2014 acontecerão na semana entre dia 7 e dia 14 de março 2014 e os critérios de qualificação serão oficializados agora, no dia 28 de maio 2012.

Mais detalhes e infos World Snowboard Federation (WSF) ou através do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC).

ianny

...moro no Brasil, em uma ilha, e procuro neve, por paixão e por necessidade, o tempo inteiro, independentemente do mês ou do hemisfério. Sou snowboarder, goofy, mas provo prazer com todas as coisas que deslizam na neve, especialmente se são rápidas e harmoniosas com o contexto de montanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *